Curso virtual dirigido principalmente a profissionais de saúde, em especial médicos e aspirantes a médicos, sob cuja responsabilidade está o preenchimento de atestados de óbito.
O objetivo é melhorar a qualidade dos certificados, evitando inconvenientes legais e administrativos aos familiares, e fortalecendo as estatísticas de mortalidade utilizadas como apoio às políticas públicas voltadas à melhoria e preservação da saúde de nossos povos.
É o primeiro aplicativo a aprender o preenchimento correto do atestado de óbito. Foi desenvolvido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), através da Rede Latino-Americana e do Caribe para o Fortalecimento dos Sistemas de Informação em Saúde (RELACSIS) com o apoio do Centro Mexicano de Classificação de Doenças (CEMECE), do Centro Argentino de Classificação de Doenças (CACE) e do Ministério de Saúde Pública do Uruguai.
Esta aplicação de auto-aprendizagem fornece todos os elementos necessários para que o médico possa atribuir corretamente a causa da morte no atestado de óbito, dada a importância do ponto de vista legal, médico e estatístico de ter certificados corretos.
Ao final do curso, o aluno poderá preencher um atestado de óbito de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), levando em consideração as regulamentações nacionais sobre o assunto (legislação, termos, responsabilidades, formato). .
O certificado de aprovação é emitido pela OPAS-OMS.